Projecto de ventilação e exaustão fumos e gases de combustão

Dúvidas sobre o processo de licenciamento de obras

Moderadores: tsantos, jduraes

Projecto de ventilação e exaustão fumos e gases de combustão

Mensagempor Cristina Silva » terça jan 29, 2008 1:04 am

Olá a todos os colegas

Sou nova por aqui. Aproveito para dar os parabéns aos mentores deste forum.
gostaria, se fosse possível, que me esclarecessem uma dúvida.
Estou a trabalhar no licenciamento e alteração de uso de um edifício existente que passará a ser um estabelecimento comercial no r/chão e estabelecimento industrial tipo 4 no primeiro andar. A minha dúvida prende-se no seguinte:
terei de apresentar um projecto de ventilação e exaustão de fumos e gases de combustão?
Em ambos os estabelecimentos não está prevista a utilização de equipamentos a gás. Nomeadamente no 1º andar está prevista uma chaminé com um exaustor tipo cozinha de habitação pór causa de um forno eléctrico para derreter metais preciosos. A ventilação prevista é natural por meio de portas e janelas e ventilação secundária dos WC interiores. Como é o primeiro projecto para espaços comerciais e industriais que faço nem sei sinceramente o que contempla um projecto destes...
Nas condições expostas é mesmo necessário a apresentação de um projecto desta natureza ou poderei pedir insenção da sua apresentação?
Onde poderei pesquisar sobre o assunto?
Agradeço de antemão qualquer dica.
Abraço,
Cristina Silva
Cristina Silva
.
.

Registado: quinta jan 17, 2008 3:29 pm

Mensagempor delta » terça jan 29, 2008 10:01 am

Bom dia!
Pelo que percebi, não haverá grande intervenção na fachada, tratando-se apenas de alteração de uso. Pelo que diz o DL 80/2006 nos n.º 5, 6 e 9 do Artigo 4º, ficará isento.
Esta folha de cálculo está muito bem feita e aplica-se a vários tipos de edifícios (ver folha de entra de dados). Faz o cálculo completo para o edifício. A folha I é destinada à ventilação (natural e mecânica)
www2.dem.uc.pt/antonio.raimundo/Vercoterm.xls
Atenção à climatização, se não houver, não se aplica. O decreto não obriga a climatização em serviços permanentemente abertos ao público.
Não sei se este link ajuda, mas pode esclarecer alguma coisa.
www.projecta.com.pt/RCCTE.htm.
E já agora, obrigada pela sua resposta à minha questão.
delta
.
.

Registado: quinta jan 24, 2008 11:53 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta jan 30, 2008 11:19 am

Olá

O que estou a falar não é o projecto termico. No caso deste edifício está isento porque o valor não excede os 25% do custo do edifício, o mesmo para o RSECE.
mas este projecto do qual tenho dúvida é outro. Parece-me fazer todo o sentido para estabelecimentos como restaurantes, padarias ou estabelecimentos que necessitem de verificação de QAI mas neste caso em concreto penso não ser necessário devido às características do edifício em si e da utilização prevista.
Eu sei que a parte de ventilação e exaustão é dos colegas de mecânica e infelizmente não conheço nenhum que trabalhe em projectos de edifícios mas neste caso parece-me que não faz sentido a elaboração de um projecto destes por causa de uma chaminé igual às das nossas cozinhas...
Obrigada pelas folhas de cálculo... e eu que achava as minhas muito completas e automatizadas lol!
abraço,
Cristina
Cristina Silva
.
.

Mensagempor JS » quarta jan 30, 2008 4:43 pm

Olá Cristina,

Sou da área de electromecânica e uma das vertentes do meu trabalho passa pelo projecto/instalação AVAC.

E sim, tens razão. Este tipo de edificio, tendo em conta a utilização pretendida, dispensa a execução de um projecto especicifco de ventilação/exaustão. Deverás simplesmente apresentar um pormenor da exaustão no projecto de gás que, este sim, terás de apresentar (partindo do principio que o fogão será a gás).

Cumprimentos,

Júlio
JS
.
.

Registado: segunda jan 28, 2008 10:26 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta jan 30, 2008 7:52 pm

Olá Júlio
Obrigada pela ajuda.
Ainda bem que era o que eu pensava... é que hoje entreguei um requerimento de isenção e estava com receio de fazer uma figurinha triste :)
abraço,
Cristina
Cristina Silva
.
.

Voltar para Processo de Licenciamento

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes